sexta-feira, 9 de junho de 2017




 
O QUE É ASTROLOGIA
                                                                                                                                       

“Todas as partes do mundo criado estão ligadas entre si e permutam suas influências.  O ritmo equilibrado do Universo tem sua raiz na reciprocidade. O homem, em seu aspecto mortal, tem de combater dois tipos de forças – primeiro os tumultos internos do ser causados pela mistura de terra, água, fogo, ar e elementos etéreos; segundo, os poderes externos e desintegradores da Natureza.  

Enquanto o homem luta com sua mortalidade, ele é afetado por miríades de mutações do Céu e da Terra.

Astrologia é o estudo das reações do homem aos estímulos planetários. Os astros não tem qualquer benevolência ou aversão conscientes; eles meramente enviam radiações positivas ou negativas.  Por si só não ajudam nem prejudicam a humanidade, mas oferecem um canal lícito para que se manifeste o equilíbrio de causas e efeitos que, no passado cada homem pôs em movimento.

Uma criança nasce no dia e hora exatos em que os raios celestes estão em harmonia matemática com seu carma individual.  Seu horóscopo é um retrato desafiante, revelando seu passado inalterável e os resultados prováveis em seu futuro.  Corretamente, porém, o mapa natalício só pode ser interpretado por homens de sabedoria intuitiva, e estes são poucos.

A mensagem audaz e heràldicamente proclamada através dos céus no momento do nascimento, não tem a intenção de dar ênfase ao Destino – o resultado do bem ou mal pretéritos – mas o de despertar a vontade humana de escapar de seu cativeiro universal.   

O que o homem fez, ele pode desfazer.  Ninguém além dele mesmo foi o instigador das causas cujos efeitos agora prevalecem em sua vida.  Ele  pode transcender qualquer limitação, em primeiro lugar porque a criou com suas próprias ações, e em segundo, porque possui recursos espirituais que não estão sujeitos à pressão planetária.

O homem sábio derrota seus planetas – isto é, seu  passado – transferindo sua fidelidade da Criação ao Criador.  Quanto mais efetua sua unidade com o Espírito menos pode ser dominado pela Matéria.

A alma é sempre livre: imortal porque não tem  nascimento.  Não pode ser regida pelos astros.

O homem é uma alma e tem um corpo.  Quando situa apropriadamente o seu senso de identidade, deixa para trás todos os padrões compulsórios.  Enquanto permanecer confuso em seu estado ordinário de amnésia espiritual, experimentará os grilhões insidiosos da lei do ambiente.

Deus é harmonia: quem com Ele sintoniza nunca realizará ação errônea.  Suas atividades concordarão com o cronômetro natural e exato da Lei Astrológica.  Após a meditação e prece profundas, Ele estará em contato com sua consciência.”
                                                                           
                                                                                                                                            P. Yogananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário